A fotografia documental de casamentos ainda tem pouca expressão no panorama nacional de fotografia de casamento. Ao compararmos uma listagem do número de fotógrafos de casamento em Portugal ¹ com outra listagem com o número de fotógrafos documentais em Portugal ², chegamos à conclusão que menos de 2% dos fotógrafos se consideram como maioritariamente/puramente documentais.
No entanto, a fotografia documental tem tanto potencial para contar a história de um casamento. Um exemplo perfeito é o da Cláudia e do Fábio!
.
Antes do mais, porquê contratar um fotógrafo?
Hoje em dia não contratamos um fotógrafo simplesmente para tirar fotografias. Porque isso temos os nossos telemóveis, com máquinas fotográficas cada vez melhores. Contratamos um fotógrafo porque queremos fotografias de qualidade. Para mim, uma reportagem fotográfica de qualidade é aquela que tem fotografias bonitas e criativas, ao serviço de contar a história do dia de uma forma coerente. Mas nem todos os estilos fotográficos têm como objetivo principal contar a história, alguns focam-se acima de tudo em tirar fotografias bonitas.
Costumo dizer que acima do que tirar fotografias bonitas, quero tirar fotografias importantes e com significado. Isso aplicar-se a todo o tipo de fotografia social, não apenas casamentos.
.
O casamento da Cláudia e do Fábio
Conheci a Cláudia e o Fábio em setembro de 2020, quando me contrataram para fotografar o seu casamento.
Para mim é importante conhecer o casal antes do casamento, para saber como contar a sua história no dia do casamento. Fiquei a saber que começaram a namorar nos tempos do secundário e que passado 9 anos o Fábio pediu a Cláudia em casamento. Passaram por várias adversidades juntos o que tornou o seu amor mais forte.
Mas antes de mais fica aqui um pequeno resumo do casamento.
.
.
Mas afinal o que é fotografia documental de casamentos?
É uma fotografia sem poses nem encenações, que quer contar a história do dia de uma forma bonita e original. É preciso ter uma atenção continua os pequenos momentos que vão ao correndo ao longo do dia, para os captar com genuinidade. Quero que a Cláudia, o Fábio, a família e convidados olhem para estas fotografias e se recordem do dia tal como aconteceu. Se eu fosse pedir poses, a recordação desse momento não seria a melhor.
Isso não quer dizer que as fotografias formais dos convidados e a sessão dos noivos ao pôr-do-sol não sejam importantes – as primeiras (apesar de tradicionais) são fotografias relevantes e intemporais; as segundas (apesar de posadas) são fotografias bonitas apenas do casal.
.
.
A preparação do casamento
Planear um casamento nunca é fácil, mas fazê-lo durante uma pandemia é bem mais difícil. A Cláudia e o Fábio não tiveram uma tarefa fácil, pois foi um ano de caos e ansiedade, principalmente na cabeça da Cláudia. Teve, no entanto, a ajuda preciosa da irmã e da prima!
Foi difícil escolher a quinta, mas no final optaram pela Quinta da Serralheira, em Palmela. Já depois do casamento, confiaram-me que a escolha inicial do fotógrafo também foi difícil, mas quando me descobriram e ficaram a conhecer o meu trabalho e acabaram-se as dúvidas.
.
.
Já depois do casamento disseram que o grande dia correu na perfeição. Foram de lua-de-mel para as Maldivas, de onde trouxeram muitas recordações lindas. Aquela que mais gostei foi de quando estavam na água quente do mar enquanto chovia torrencialmente. Deu-me vontade de fazer o mesmo!
O casamento da Cláudia e do Fábio foi lindo, eles estiveram sempre bem-dispostos e sorridentes, a moldura humana também não podia ter sido melhor, com convidados super divertidos.
.
Caso tenha interesse em saber mais acerca da minha fotografia, sugiro que leia esta pequena que contém uma pequena introdução: https://lourenco-photography.com/fotografo-casamento-lisboa/
.
Fornecedores
Videógrafo: Faz Filmes
Espaço: Quinta da Serralheira, Palmela
Vestido na noiva, fato do noivo, sapatos de ambos: Amour Glamour
Maquilhagem: Cláudia Araújo
DJ: Paiva Som
.
Notas
¹ Número de fotógrafos de casamento registados em Portugal de acordo com a listagem no site Casamentos.pt para Janeiro de 2022, igual a 1893 fotógrafos – https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento
² Número de fotógrafos documentais registados em Portugal de acordo com a listagem no site This is Reportagem para Janeiro de 2022, igual a 27 fotógrafos – https://thisisreportage.com/search/?search=&country=Portugal®ion=all&page=1