Deixem-me partilhar convosco um “casamento único”, ou Unique Wedding, em Lisboa. Porquê único? Primeiro, porque aconteceu num local verdadeiramente único, mais concretamente numa moradia familiar em Lisboa chamada Quinta das Pintoras. Segundo, porque foi planeado pela Wedding Planner Unique Weddings in Portugal. A Unique Weddings é uma organizadora de casamentos de Lisboa destinada principalmente ao mercado internacional e que pretende fazer casamentos únicos no nosso país. Terceiro e mais importante, porque o casal, os convidados e o casamento foram únicos para mim! A Doireann e o John são um casal irlandês que tinha planeado casar em Lisboa no ano passado, no entanto tiveram que adiar o casamento devido à pandemia de Covid-19. Acabou por ser um casamento um pouco mais pequeno, mas mais íntimo e intenso.
Primeiro – e como já é habitual – um teaser a preto e branco.
.
.
Um Casamento Irlândes em Portugal – Doireann & John
Já fotografei imensos casamentos – e gostei de todos eles! Mas tenho um gosto especial por aqueles que são, de uma forma ou de outra, fora da norma. Em particular se forem diferentes de todos aqueles que já fotografei. Numa palavra: Únicos!
Foi assim que o casamento da Doireann e o John aconteceu: com uma celebrante e poucos convidados, num local lindo e com aquele sotaque irlandês delicioso! Eles casaram numa quinta maravilhosa em Lisboa. Todos os convidados eram irlandeses. Era dia de semana. Cantaram e dançaram músicas irlandesas. Um casamento diferentes dos outros que já fotografei e como tal, um casamento único em Lisboa.
.
.
Quinta das Pintoras
A Quinta das Pintoras fica em Lisboa e é um palacete com um jardim antigo. Os proprietários vivem lá e fazem apenas alguns eventos por ano. Já fotografei em dezenas de quintas e esta é, facilmente, uma das minhas favoritas: por ser genuína (não existe apenas em função dos casamentos), pela beleza da arquitectura, pelo jardim que não está “demasiado arranjado” e que parece ter uma alma própria.
.
.
A Doireann preparou-se num hotel em Cascais com a ajuda da mãe, do pai e da irmã. Depois foi até à Quinta num carro antigo, aproveitando o caminho mais longo à beira-mar. Acabou por ser uma boa decisão porque o trânsito em Lisboa naquele final de tarde, num dia de semana, estava péssimo!
.
.
Uma Noite Irlandesa
O casamento típico português inclui alguma bebida, muita comida e dança. Mesmo se for um casamento pequeno. E, pela minha experiência com casamentos Irlandeses, estes não costumam ser muito diferentes. Contudo, este foi!
Sim, havia imensa comida. Mas mal lhe tocaram. Sim, houve alguma bebida- e um pequeno acidente (vejam a imagem abaixo). Todavia, o que achei único (estou a repetir demasiado esta palavra?) foi a família sentada à volta da sala, não só a falar, mas também a cantar músicas Irlandesas e a dançá-las! Foi muito especial e estou feliz de ter estado lá. Foi um daqueles pequenos momentos que só consegui experienciar por ser fotógrafo e essa é uma das muitas razões de eu amar o meu trabalho!
.
.
Caso tenha gostado da reportagem fotográfica, sugiro que deixe um comentário abaixo. Caso prefira ler, sugiro o artigo de opinião onde explico os diferentes estilos de fotografia que existem no mercado e a forma como a fotografia documental se adapta particularmente bem a este tipo de eventos: “Os 3 estilos de fotografia de casamento para escolher o seu fotógrafo”.