Fotografei um casamento na Noruega, na minha primeira visita à Noruega.
Tenho a sorte de ter viajado bastante na minha vida, mas por alguma razão nunca tinha visitado a Noruega. Não que eu não tivesse curiosidade pelo país, talvez antes não tivesse sido o momento certo – ao contrário de agora, que foi o momento perfeito!
Para contextualizar tudo, sou um fotógrafo de casamentos português e a maioria dos casamentos que fotografo são em Portugal. Pensei muito em tornar-me fotógrafo de casamentos de destino porque isso permitir-me-ia fazer duas coisas que adoro: fotografia de casamento e viagens. Mas ter uma família com duas filhas pequenas fez-me decidir fotografar casamentos apenas em Portugal. A pandemia de Covid-19 também ajudou nessa decisão, uma vez que viajar tornou-se cada vez mais difícil.
No entanto, adoraria fotografar um ou dois casamentos no estrangeiro por ano, por isso, se procura um fotógrafo de casamentos de destino, entre em contacto!
Mas de volta a um dos meus casamentos favoritos de 2021 – o da Catarina e do Stig!
A noiva, Catarina, entrou em contacto comigo pela primeira vez em 2019, quando planeava que o seu casamento acontecesse em Portugal, para junho de 2020. Escolheu um local perto de onde cresceu até aos 8 anos de idade, a poucos minutos de Lisboa. A Covid forçou-a a mudar de planos várias vezes, até que decidiram casar-se na Noruega, perto de onde vivem.
Mas primeiro, um pequeno resumo do dia!
.
.
O casal – Catarina e Stig
Conheceram-se num site de encontros em 2008. Depois de algum tempo decidiram encontrar-se pessoalmente, a Catarina voou para Stavanger para se encontrar com Stig e vive lá desde então.
Dez anos depois, fizeram uma viagem a Amesterdão para celebrar o seu 10º aniversário. O Stig pediu a Catarina em casamento, numa ponte no dia 23 de março de 2019, enquanto ela tirava fotografias do canal à noite. Sinto-me honrado por alguém que gosta de fotografia me ter escolhido para ser o fotógrafo de casamento deles!
.
.
Planear um casamento durante a pandemia Covid-19
Por si só, planear um casamento não é fácil. Fazê-lo à distância é ainda mais difícil. Ter a indecisão causada pela pandemia Covid-19 torna tudo muito pior. A pandemia tem sido difícil para todos, mas especialmente para casais a planear o seu casamento. Não é fácil tomar decisões como adiar ou não o casamento e mudar para outro local.
A certa altura, a Catarina e o Stig tiveram de fazer malabarismos com três listas de convidados diferentes, cada uma com prioridades diferentes e a acontecer em diferentes locais. Felizmente, tudo correu bem e isso são águas passadas!
.
.
Um casamento na Noruega – o grande dia!
O casamento aconteceu em agosto de 2021, perto da sua cidade natal, Stavanger, na Noruega. O sol brilhava, embora a costa oeste da Noruega seja geralmente chuvosa – mesmo no verão. Casaram-se numa igreja linda com uma bela vista das colinas verdejantes que se estendem até ao mar. O local do copo-de-água ficava junto às dunas de areia, muito perto da praia.
Tivemos algum tempo para relaxar e tirar umas fotos entre a cerimónia e chegar ao local do copo-de-água. Visitámos uma floresta muito bonita, que ficava perto da praia. Fiquei surpreendido com o bom tempo, pensei que sendo tão a norte iria estar mais frio, particularmente à noite, mas acabou por estar uma temperatura ótima durante todo o dia! Até a temperatura da água era boa – muito próxima do que estou habituado em Portugal.
.
.
Fotografia documental do casamento
A Catarina escolheu a minha fotografia por ter um estilo fotográfico que procura mostrar a realidade do dia do casamento. Esse é exatamente o meu propósito: contar a história do dia do casamento exatamente como aconteceu! Evito encenar momentos, porque quero que o casal se lembre do seu dia pelo que foi – não pelo que o fotógrafo encenou!
E no entanto, este estilo de fotografia não á nada fácil! Porque os momentos que quero fotografar são fugazes e acontecem numa fração de segundo. A parte difícil de ser fotógrafo de casamentos documental é que tenho de estar constantemente pronto para tirar a fotografia. Constantemente à procura do próximo sorriso, da próxima lágrima, do próximo beijo.
.
.
Fornecedores
Igreja : Sola Ruinkirke by Sola Kulturhus
Local do copo-de-água: Sola Stranden Gård
Vestido de noiva : Marju Noivas/Portugal
Sapatos : Brincos Menbur por Lily e Rose
Maquilhadora : Camilla Fuggeli em Bewell
Fato do noivo: Dressmann
Acessórios do noivo: Fósforo
Fotobooth: Fotobaren.no
Todos os bolos incl. Bolo de casamento: Jærbakeren
Flores e decoração tudo feito por Noiva e Damas de honra